Fundadores da Bizay passam no teste internacional em Roma e são os primeiros Endeavor Entrepreneurs de Portugal
Os fundadores da Bizay, José Salgado e Sérgio Vieira, são os primeiros Endeavor Entrepreneurs de Portugal. Depois de passarem pela primeira fase de seleção, no Local Selection Panel de junho, os fundadores da primeira gráfica online portuguesa para produção de artigos customizados para pequenas e médias empresas (PME) foram sujeitos ao veredito da equipa internacional da Endeavor, no último International Selection Panel do ano que decorreu a 25 de outubro, em Roma. Os fundadores da Bizay passam a ser os primeiros empreendedores de Portugal a fazer parte da comunidade líder mundial que seleciona e acompanha os empreendedores à procura de maior impacto.
Criada com a visão de que os empreendedores de alto impacto podem transformar a economia de um país, a rede global marca presença em Portugal desde junho deste ano, e tem como missão ajudar a construir ecossistemas empreendedores um pouco por todo o mundo.
“Ser Endeavor Entrepreneur traz uma validação de um painel internacional à visão e à ambição dos empreendedores, além de aportar uma rede de contactos e de facilitadores que pode tornar-se fundamental à medida que as startups escalam os seus produtos ou serviços. Ter dois fundadores portugueses na lista mundial de empreendedores Endeavor é uma ótima notícia, uma vez que vem reforçar a consolidação do ecossistema empreendedor português e o efeito multiplicador que podem ter as boas ideias e práticas de negócio.”, assinala Joaquim Sérvulo Rodrigues, Chairman do Board da Endeavor Portugal.
Fundada em 2013 por seis fundadores, a Bizay é a primeira gráfica online portuguesa para produção de artigos customizados para pequenas e médias empresas (PME. Na altura, a equipa investiu na altura, 10 mil euros em capitais próprios para montar a empresa que nasceu com o nome de 360imprimir. “Ouvimos há anos, com atenção, as histórias de impacto em volta da rede de empreendedores Endeavor, e a forma como estes conseguem tirar o maior partido desta rede de confiança, potenciando o crescimento dos seus negócios. Ser um dos dois primeiros Endeavor Entrepreneurs em Portugal é uma enorme oportunidade e uma responsabilidade, pela forma como, a partir de agora, temos de ser também agentes deste ‘efeito multiplicador’.”, afirma José Salgado, cofundador e Chief Growth Officer da Bizay.
Como funciona a Endeavor?
Focada na criação de um “efeito multiplicador” que inspira os empreendedores e fundadores de empresas em rápido crescimento a **serem mais ambiciosos, a Endeavor dá suporte aos projetos para que possam escalar mais rapidamente, fornecendo uma plataforma que gera relações globais entre os seus pares, acelerando o seu impacto individual.
Baseado num modelo entrepreneur-first e numa rede de confiança para fundadores, o processo da Endeavor começa com uma entrevista de uma hora conduzida pelos responsáveis locais, seguida de uma fase de avaliação e de múltiplas entrevistas a cada candidato, que versam sobre a estratégia de negócio, inovação, potencial de crescimento e qualidades pessoais de cada empreendedor.
No painel de seleção local, os mentores e membros do board local entrevistam e deliberam para selecionar os candidatos que representem o capítulo nacional no International Selection Panel. Nesta última fase, serão líderes de negócio internacionais a entrevistar, avaliar e deliberar sobre os Endeavor Entrepreneurs que farão parte da rede internacional.
Em 2024, a Endeavor quer ter mais xxx empreendedores portugueses prontos a apresentar os seus modelos de negócio e de crescimento nos próximos International Selection Panel.