Endeavor Portugal seleciona Pedro Coelho da Biorce e já contabiliza 10 empreendedores na rede internacional

Pedro Coelho, cofundador da Biorce e Endeavor Entrepreneur desde janeiro de 2026.

Pedro Coelho, fundador da Biorce, é o mais recente Endeavor Entrepreneur de Portugal. O empreendedor português foi selecionado num ISP – painel de seleção internacional – online, que aconteceu no final da semana passada.

Baseado nos Estados Unidos, Pedro Coelho vem juntar-se à rede internacional de empreendedores, que conta já com 10 nomes portugueses selecionados pela organização a nível nacional: Marcelo Lebre, cofundador e presidente da Remote, selecionado em maio de 2025, o fundador da Indie Campers, Hugo Oliveira, selecionado em fevereiro de 2025, assim como José Salgado e Sérgio Vieira, fundadores da Bizay, selecionados em 2023, e os fundadores da Coverflex, Luís Rocha, Miguel Santo Amaro, Nuno Pinto, Rui Carvalho e Tiago Fernandes, que integraram a rede em março de 2024, depois do painel de seleção internacional no Vietnam. 

Criada com a visão de que os empreendedores de alto impacto podem transformar a economia de um país, a rede global marca presença em Portugal desde 2023, e tem como missão ajudar a construir ecossistemas empreendedores por todo o mundo.

“Pedro Coelho e a Biorce, empresa que co-fundou, são um ótimo exemplo do ‘porquê’ e de ‘como’ a Endeavor apoia empreendedores em fase de crescimento: a Biorce foi fundada com a missão de acelerar o processo de ensaios clínicos de forma a fazer chegar ao mercado terapias que podem salvar vidas. Passou os anos anteriores da sua carreira no setor das ciências da vida, incluindo a fundação de uma organização de investigação contratada que realizava ensaios clínicos para oncologia e terapia celular e genética. Como uma rede global feita por e para empreendedores, estamos bem posicionados para ajudar a Biorce na sua expansão global.”, sublinha Ricardo Mesquita, managing director da Endeavor Portugal.

Ser selecionado como Empreendedor Endeavor é uma grande honra. Apresentar a Biorce num Painel de Seleção Internacional e aprender com fundadores que construíram empresas verdadeiramente globais foi, ao mesmo tempo, inspirador e gratificante.”, assinala Pedro Coelho, cofundador da Biorce, acrescentando: “Estou particularmente orgulhoso por ser nomeado o primeiro Empreendedor Endeavor de Portugal em 2026. É um forte sinal de que empresas ambiciosas e globais podem ser construídas a partir da Europa e que o ponto de partida não define até onde se pode chegar. Ter a Endeavor ao nosso lado nesta fase dá-me muita confiança, à medida que continuamos a desenvolver a Biorce e a construir uma empresa com um impacto significativo a longo prazo.”.

Fundada em 2024 com uma motivação muito pessoal – o pai de Pedro Coelho foi diagnosticado com um cancro em fase terminal -, a Biorce é uma empresa de tecnologia de saúde que utiliza a IA para revolucionar o processo de ensaios clínicos, visando acelerar o desenvolvimento de tratamentos que salvam vidas. A empresa procura resolver um estrangulamento crítico na indústria farmacêutica: a ineficiência crónica do desenvolvimento de medicamentos, onde aproximadamente 70% dos ensaios começam com um atraso e quase 60% exigem alterações dispendiosas no protocolo. A Aika, assistente de ensaios clínicos de ponta a ponta com IA da Biorce, automatiza e otimiza o planeamento e o desenho dos ensaios utilizando uma base de dados proprietária com mais de 560.000 estudos clínicos anotados.